Sigla de Índice Geral de Preços do Mercado, medido e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. Este índice é utilizado para correção de valores em contratos de compra e venda de imóveis, principalmente após a finalização da construção.
Empresa que atua na intermediação de compra, venda e locação de imóveis e recebe comissões por isso. Para poder operar e realizar todas as suas funções uma imobiliária precisa ser credenciada pelo CRECI.
Imóvel que foi vendido e repassado para outra pessoa, mas em geral usa-se essa denominação para aqueles que foram associados à uma dívida, e que deve ser repassado ao credor pelo não cumprimento do compromisso. Saiba mais em hipoteca e alienação fiduciária.
Definição para imóvel na fase de projeto e lançamento, antes do início das obras. Quando ainda só existem plantas, maquetes e projeções de como será o empreendimento.
No segmento da construção civil, é a criação de traços no terreno para demarcar a localização das áreas a serem construídas, previstas no projeto arquitetônico.
Uma das nomenclaturas utilizadas para ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Saiba mais em ITBI.
Falta de pagamento de uma dívida ou descumprimento de um contrato. Significa o mesmo que inadimplência.
Não cumprimento de um contrato ou compromisso financeiro dentro do prazo estabelecido.
Sigla do Índice Nacional de Custo da Construção Civil, criado, calculado e publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Geralmente é utilizado para correção monetária em contratos para compra de imóveis, durante o período de construção.
Prática do mercado imobiliário, em que uma empresa assume o compromisso de construir um edifício ou conjunto deles, além das áreas comuns. Essa mesma empresa tem o direito de comercializar estes empreendimentos.
Empresa ou pessoa física responsável por promover a incorporação imobiliária, comercializando os imóveis na fase inicial do projeto, ou durante as obras, comprometendo-se a entregá-los de acordo com as circunstâncias e data limite firmados no contrato.
No segmento imobiliário, é o rejuste de preços em relação a índices econômicos e variações de mercado. A indexação é a correção do valor real, e diversos preços, com base na inflação.
No segmento imobiliário, é o índice de reajuste previsto em um contrato. Em geral, um indexador corrige a desvalorização da moeda no período de pagamento de um contrato.
Indicador da oscilação de valor de um determinado conjunto de bens, em relação a um período. Geralmente são utilizados para reajustes de preços de acordo com desvalorização da moeda.
Indicador utilizado em contrato, para reajuste monetário de valores firmados no compromisso.
Índice de mercado que tem relação com um determinado setor de atividade econômica, como por exemplo o INCC, utilizado para reajustes monetários durante o período de obras.
Etapa em que é feita a instalação do canteiro de obras. Neste estágio também são iniciados as escavações, fundações ou terraplenagens previstas no projeto do empreendimento. Por demandar um trabalho cauteloso e detalhista, essa etapa pode durar até seis meses. É nessa fase também que são executados os alicerces da construção.
Medida da energia solar que atinge uma construção. A quantidade de radiação que atinge uma edificação depende da sua posição em relação ao sol e do tempo que fica exposta.
Instituição financeira que possui recursos destinados à reserva de risco ou de patrimônio. São em sua maioria seguradoras, empresas de previdência privada, fundos de pensão, caixas de pecúlio, bancos, entre outros.
Classificação criada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para investidores que possuam investimentos de altos valores, com comprovação escrita desta condição. Podem ser qualificados todos os investidores institucionais e pessoas físicas.
Sigla de Imposto Predial Territorial Urbano. Uma taxa municipal para quem possui um imóvel. O cálculo desse imposto é baseado no valor do imóvel, e o percentual é estabelecido pela administração de cada município.
Bloqueio feito em portas, janelas, paredes, tetos, entre outros, para diminuir a passagem do som entre ambientes internos e externos ou vice-versa.
Inibição da passagem de calor ou frio entre ambientes internos e externos ou vice-versa. Geralmente é feito em portas, janelas, paredes, tetos, entre outros.
Sigla de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Outra nomenclatura utilizada para o tributo é Imposto de Transmissão Intervivos. O ITBI é cobrado sempre que é feita a transmissão de propriedade de bens imóveis. O valor dessa taxa, que varia de acordo com a legislação estadual, deve ser pago pelo comprador.