Técnica de transformar lugares para otimizar o espaço, deixá-lo agradável e revitalizá-lo. Faz uso da botânica e é um complemento da Arquitetura e Urbanismo.
Sigla de Departamento de Parcelamento do Solo e Intervenções Urbanas. Órgão público encarregado de aprovar ou modificar o parcelamento dos loteamentos (solo), para que haja uma regularização na ocupação e uso do solo.
Altura livre de algum espaço. O tamanho padrão gira em torno de 2,5 a 2,9 metros, contados do piso ao teto.
O dobro da altura de um pé-direito padrão.
Altura livre de algum ambiente com uma medida acima de 3,5 metros.
Estrutura construída com colunas que serve como abrigo e como decoração em jardins, pátios e varandas.
Acordo entre duas partes, no qual uma delas deve oferecer algo em troca de outra coisa que não seja moeda financeira.
Pesquisa que tem como amostra os visitantes dos estandes de vendas e tem a função de capturar a reação das pessoas com o lançamento imobiliário. É considerado um ótimo termômetro por alguns especialistas.
Estudo feito por meio de entrevistas com os novos moradores, após um tempo de moradia, para identificar o nível de satisfação com o empreendimento. No caso da Cyrela, essa pesquisa é utilizada para se aproximar do cliente e sempre propor melhorias.
Tipo de abertura que acontece em portas e janelas de forma que elas girem em seu próprio eixo. São fixas somente no meio de sua estrutura.
Desenho inicial que representa, de forma horizontal, como se comportam os detalhes da estrutura interior de um empreendimento.
Representação gráfica que projeta o comportamento de uma construção, com informações de espaços e medidas. É uma das etapas iniciais do projeto de obra.
Demonstra, de forma visual e gráfica, a posição do empreendimento em um dado terreno. Contém informações sobre as ruas do entorno, assim como terrenos vizinhos.
Espaço destinado à recreação de crianças.
Passagem feita exclusivamente para o embarque/desembarque de pessoas e bagagens, localizada em frente ao empreendimento.
Entrada principal do edifício.
Momento posterior à venda do imóvel que consiste no relacionamento com o cliente, visando identificar, por exemplo, o nível de satisfação com as instalações do empreendimento.
Período que compreende o financiamento, dado por um contrato, para que seja cumprido com as taxas acordadas.
Fase antecedente ao lançamento oficial de um empreendimento, normalmente em formato de evento, onde um público restrito é convidado e pode reservar unidades especiais.
Nome dado às parcelas a serem pagas de um compromisso de parcelamento de um valor, como acontece, por exemplo, em um financiamento imobiliário.
Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor. Tem como função proteger os direitos do consumidor, para que este saia ileso das negociações de compra e venda com empresas.
Documento que permite a concessão de poderes de uma pessoa (mandante) para outra (procurador), para que este possa representar, de forma legal, o mandante em transações de negócios.
Documento escrito que descreve detalhadamente como será desenvolvido um empreendimento.
Documento que passou por todas as validações necessárias junto aos órgãos competentes, para que o empreendimento possa ser construído. O projeto deve, então, ser registrado no Cartório de Imóveis.
Projeto feito por um(a) arquiteto(a) com o objetivo de apresentar os elementos de um empreendimento, desde sua concepção até sua representação final. Nele estão presentes o layout gráfico, planta baixa, cortes, elevações superiores, implantação, entre outras informações.
Documento que contém os estudos realizados para a implantação de eletricidade no empreendimento, seguindo as normas técnicas e de segurança necessárias.
Documento que compreende os estudos realizados para a implantação de passagens de água fria e/ou quente no empreendimento, seguindo as normas técnicas e de segurança necessárias.
Contém os itens necessários para a realização completa da obra. Engloba os demais projetos já feitos.
Nome atribuído à operação realizada para posicionar alguns elementos de uma construção na posição vertical. A linha de prumo serve como referência para essa ação, como a prumada das escadas, prumada dos elevadores, prumada elétrica, entre outras.
Termo que se refere a dois portões instalados proximamente e de forma paralela, junto à passagem dos moradores e automóveis. O objetivo é permitir uma fácil visualização de quem está entrando e aumentar o controle de entrada e saída do edifício, uma vez que o segundo portão só é aberto depois da confirmação da identidade e liberação do morador ou visitante.