Valor do bem (imóvel ou não) atualizado no dia presente, sem contabilizar as taxas de juros das parcelas futuras, no caso de um financiamento, por exemplo.
Quantia financeira máxima que o investidor destina para integralizar um Fundo.
Valia de um bem (imóvel ou não) baseado na análise conforme a demanda do mercado. Esse valor não é, necessariamente, o valor real do bem, mas o que a lei de mercado determina.
Valia de uma parcela futura, a ser paga ou recebida, calculando o período de tempo e as taxa de juros.
Valor da locação de um imóvel baseado na lei da oferta e da procura do mercado.
Títulos, clubes de investimento, debêntures, ações, entre outros, regulados pelo Conselho Monetário Nacional e fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários, negociados na Bolsa e no Mercado de Balcão.
Valor que consta no título na data de seu vencimento, sem sofrer alterações por conta da inflação ou aplicação de juros.
Ver valor atual.
Correção monetária aplicada sobre o valor nominal, ou seja, quando o valor nominal sofre perda do poder de compra por causa da inflação, multiplica-se o valor nominal pelo índice. O resultado será o valor real.
Valor do bem (terreno ou imóvel) definido pela prefeitura, de acordo com as suas características, como exemplo podemos citar a região em que está inserido, as metragens, etc., e que servem como base de cálculo de impostos.
Quando é realizado um aperfeiçoamento ou melhoria em um terreno ou imóvel seu valor de mercado sobe, e a isso se dá o nome de valorização. São vários os motivos que podem interferir na valorização, como melhorias no entorno, pavimentação das ruas, atividades econômicas do bairro, acessibilidade, entre outros. Isso tudo agrega valor à região do empreendimento, que é considerada um dos pontos mais importantes pelo consumidor na hora de escolher um imóvel para comprar ou alugar.
Índice que calcula o metro quadrado por região, valor de venda e a quantidade de apartamentos vendidos em um período.
Sigla para Valor Geral de Vendas. É um indicador que permite avaliar se é viável construir um determinado empreendimento. Também é um recurso de auxílio para elaborar o orçamento da obra e todos os seus encargos.
Defeito que pode ficar imperceptível na entrega do imóvel por ser problema oriundo da construção. O Código do Direito do Consumidor garante o direito de reclamar, desde que apresentado de um jeito formal e no prazo de 90 dias, a partir da data que ficar evidenciada a falha.
Documento com os registros e dados do imóvel dos últimos vinte anos, emitido por um tabelião.
Visão que se tem de uma janela ou terraço, cujo panorama não é alterado pelo tempo, seja porque está de frente para o mar, seja porque a característica do bairro em que a edificação está inserida é estritamente residencial (horizontal), sendo proibida a construção de edifícios verticais.
Inspeção de um imóvel por um perito. A vistoria pode ocorrer por agentes públicos ou privados de acordo com a finalidade. Por exemplo: o banco pode solicitar a visita de um perito para realizar a vistoria de um imóvel antes de liberar o valor para o financiamento.